Por que é importante consumir noz pecan?

Devido ao seu alto valor nutritivo, a noz pecan torna-se indispensável na dieta de quem busca qualidade de vida e manter a saúde em dia. Com mais nutrientes que a noz chilena, possui 11 vitaminas essenciais ao organismo humano e apesar de ser rica em gordura, ajuda também na manutenção do peso, já que todo seu conteúdo é aproveitado pelo corpo para processos metabólicos e geração de energia. A noz pecan se destaca por auxiliar na proteção contra doenças do coração e por contribuir para a saúde mental. 

Confira cinco benefícios ao consumir noz pecan:

1. Perda de peso

Uma dieta com restrição de gordura não é saudável. A ingestão de gorduras é importante, pois dentre outros efeitos, esse macronutriente ajuda a manter a sensação de saciedade. Gorduras saudáveis como as encontradas nas nozes pecan, por exemplo, afetam um hormônio vital para a manutenção do peso, o cortisol. Altos níveis desse hormônio no cérebro estão associados a altos níveis de estresse e a um constante desejo de comer. Além disso, as nozes pecan apresentam mais da metade da quantidade diária recomendada de manganês, que também é útil para a perda de peso.

2. Energia

O cobre presente nas nozes pecan participa de mais de 50 reações enzimáticas no metabolismo humano, gerando energia para o corpo na formação de ATP (adenosina trifosfato). Na produção de ATP, que é a principal fonte de energia metabólica, o corpo também precisa de vitamina B1 ou tiamina, que além de ajudar a aumentar os níveis de energia, também participa da produção de glóbulos vermelhos.

3. Prevenção contra o estresse oxidativo

Mais um dos benefícios das nozes pecan devido a suas gorduras saudáveis, que são antioxidantes potentes. Problemas ambientais como a poluição e má alimentação promovem danos oxidativos ao nosso organismo, o que pode resultar em diversas doenças. Assim, a ingestão de substâncias antioxidantes é essencial para tentar reverter ou neutralizar esses possíveis danos, evitando o desenvolvimento de doenças como câncer e doenças cardíacas.

4. Saúde do coração e diminuição do colesterol

Suas propriedades antioxidantes também são responsáveis por benefícios das nozes pecan para um coração mais saudável, já que evitam doenças cardíacas resultantes do estresse oxidativo. Além disso, as nozes em geral são conhecidas por reduzir a pressão arterial sistólica em pacientes sem diabetes, o que acaba diminuindo os riscos relacionados à saúde do músculo. 

5. Redução da inflamação

Os processos inflamatórios são bastante complexos, porém os antioxidantes presentes na noz pecan têm um papel muito importante nesses processos. A enzima superóxido dismutase, por exemplo, controla a distribuição do radical superóxido no organismo, que é uma função importante na inflamação e na proteção contra o estresse oxidativo. A produção e função dessa enzima são essenciais para reduzir o risco de doenças cardíacas, bem como de inflamações como em casos de artrite, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *